PROFESSOR 

RECOMENDAÇÕES

Recomendações passo a passo para a aplicação dos Passaportes Didáticos (PDs) na escola

 Aplicação do Passaporte Didático 

A organização do processo de apoio sistemático aos alunos demanda:

  • a utilização do horário pedagógico para estudo e conhecimento/revisão das etapas de um PD;

  • a definição de dias e horários;

  • a definição do melhor meio ou modo de aplicação: usando “Datashow” e caderno/folhas/etc.;

  • a divulgação e a comunicação aos alunos e pais;

  • o registro de acompanhamento e a avaliação do processo.

 1º passo - antes da aplicação do PD 

O coordenador pedagógico e professores, com o apoio do diretor, deverão:

  • organizar o estudo do material fazendo o “download” dos arquivos dos PDs, de procedimentos etc., diretamente do “hotsite” do seu Estado.

Coordenador Pedagógico

  1. Promover a vivência do professor por meio da aplicação do PD na versão aluno, a fim de que aquele se inteire dos conteúdos abordados e possa antecipar as dúvidas que surgirão.

  2. Discutir as respostas dadas pelos professores e sanar as possíveis dúvidas.

  3. Ler atentamente, com o grupo de professores, as Orientações dadas nos boxes do PD versão professor, a fim de que compreendam os objetivos do PD e o passo a passo de cada atividade.

  4. Definir, com os professores, como serão levantados e mobilizados os conhecimentos que os alunos já construíram em relação ao assunto tratado.

  5. Estabelecer, com os professores, o tempo de aplicação de cada PD, dentro do período previsto no cronograma, tomando-se o cuidado de não estendê-la desnecessariamente ou aplicá-la rápido demais, o que pode ocasionar dificuldades para que os alunos atinjam os objetivos de aprendizagem.

  6. Combinar, com os professores, como serão feitas as leituras dos textos que compõem os PDs e como serão realizadas as orientações das atividades (individualmente, em duplas, em trios, coletivamente).

  7. Analisar, com os professores, como serão atendidos os alunos que apresentam dificuldades na leitura autônoma ou na escrita de respostas, de forma que todos sejam inseridos na realização do PD.

  8. Identificar, com os professores, se há necessidade de materiais complementares para a aplicação do PD (tesoura, régua, fita métrica, papel, projetor, aparelho de som e vídeo, dicionário, cd etc.) e que deverão ser providenciados com antecedência.

 2º passo - Durante a aplicação do PD 

  • Professor, além das orientações previstas no PD versão professor, considere:

  1.  Estimular o estudante a ler atentamente o que está sendo solicitado, aproveitando o momento para que exercitem a leitura e compreendam os enunciados. Estimular não elimina a ajuda necessária aos que têm dificuldades de leitura autônoma.

  2. Circular pela sala para observar se os estudantes estão desenvolvendo corretamente as atividades propostas. Caso não estejam, mediar sem antecipar a resposta. A aplicação do PD é o momento de interlocução com a turma.

  3. Socializar, com os estudantes, a compreensão do texto lido, fazendo inferências, comparações, auxiliando-os a perceber a intertextualidade, os elementos coesivos, as finalidades dos textos; ou apontando diferentes respostas dadas pelos alunos à mesma atividade, validando ou não as estratégias de resolução etc.

  4. Caso não haja tempo de terminar o PD na aula prevista, recolher o material distribuído aos alunos para que seja retomado na aula seguinte.

  5. Revisar brevemente cada atividade, ao final da aplicação do PD.

 3º passo - Após a aplicação do PD 

  1. Corrigir e entregar/comentar com os estudantes o PD, para que possa ser utilizada como material de estudo ou, ainda, como material de reestudo/revisão em sala de aula.

  2. Utilizar o PD como apoio à elaboração de outros PDs, a fim de trabalhar com as dificuldades apresentadas pela turma.

(Os PDs não devem ser utilizados como avaliações ou tarefas de casa.)

Realização

logo-itapecerica.png

© COPYRIGHT 2020 - INSTITUTO QUALIDADE NO ENSINO
Todos os direitos reservados, proibida venda ou cessão dos materiais a terceiros, que não integrem as escolas do programa. Proibida qualquer alteração de conteúdo nos materiais.

Imagens da homepage: ©Freepik e ©Unsplash

Itau-Social.png
IQE_new-brand_web.png

Parceria técnica