PROFESSOR
RECOMENDAÇÕES
Recomendações passo a passo para a aplicação dos Passaportes Didáticos (PDs) na escola
Aplicação do Passaporte Didático
A organização do processo de apoio sistemático aos alunos demanda:
-
a utilização do horário pedagógico para estudo e conhecimento/revisão das etapas de um PD;
-
a definição de dias e horários;
-
a definição do melhor meio ou modo de aplicação: usando “Datashow” e caderno/folhas/etc.;
-
a divulgação e a comunicação aos alunos e pais;
-
o registro de acompanhamento e a avaliação do processo.
1º passo - antes da aplicação do PD
O coordenador pedagógico e professores, com o apoio do diretor, deverão:
-
organizar o estudo do material fazendo o “download” dos arquivos dos PDs, de procedimentos etc., diretamente do “hotsite” do seu Estado.
Coordenador Pedagógico
-
Promover a vivência do professor por meio da aplicação do PD na versão aluno, a fim de que aquele se inteire dos conteúdos abordados e possa antecipar as dúvidas que surgirão.
-
Discutir as respostas dadas pelos professores e sanar as possíveis dúvidas.
-
Ler atentamente, com o grupo de professores, as Orientações dadas nos boxes do PD versão professor, a fim de que compreendam os objetivos do PD e o passo a passo de cada atividade.
-
Definir, com os professores, como serão levantados e mobilizados os conhecimentos que os alunos já construíram em relação ao assunto tratado.
-
Estabelecer, com os professores, o tempo de aplicação de cada PD, dentro do período previsto no cronograma, tomando-se o cuidado de não estendê-la desnecessariamente ou aplicá-la rápido demais, o que pode ocasionar dificuldades para que os alunos atinjam os objetivos de aprendizagem.
-
Combinar, com os professores, como serão feitas as leituras dos textos que compõem os PDs e como serão realizadas as orientações das atividades (individualmente, em duplas, em trios, coletivamente).
-
Analisar, com os professores, como serão atendidos os alunos que apresentam dificuldades na leitura autônoma ou na escrita de respostas, de forma que todos sejam inseridos na realização do PD.
-
Identificar, com os professores, se há necessidade de materiais complementares para a aplicação do PD (tesoura, régua, fita métrica, papel, projetor, aparelho de som e vídeo, dicionário, cd etc.) e que deverão ser providenciados com antecedência.
2º passo - Durante a aplicação do PD
-
Professor, além das orientações previstas no PD versão professor, considere:
-
Estimular o estudante a ler atentamente o que está sendo solicitado, aproveitando o momento para que exercitem a leitura e compreendam os enunciados. Estimular não elimina a ajuda necessária aos que têm dificuldades de leitura autônoma.
-
Circular pela sala para observar se os estudantes estão desenvolvendo corretamente as atividades propostas. Caso não estejam, mediar sem antecipar a resposta. A aplicação do PD é o momento de interlocução com a turma.
-
Socializar, com os estudantes, a compreensão do texto lido, fazendo inferências, comparações, auxiliando-os a perceber a intertextualidade, os elementos coesivos, as finalidades dos textos; ou apontando diferentes respostas dadas pelos alunos à mesma atividade, validando ou não as estratégias de resolução etc.
-
Caso não haja tempo de terminar o PD na aula prevista, recolher o material distribuído aos alunos para que seja retomado na aula seguinte.
-
Revisar brevemente cada atividade, ao final da aplicação do PD.
3º passo - Após a aplicação do PD
-
Corrigir e entregar/comentar com os estudantes o PD, para que possa ser utilizada como material de estudo ou, ainda, como material de reestudo/revisão em sala de aula.
-
Utilizar o PD como apoio à elaboração de outros PDs, a fim de trabalhar com as dificuldades apresentadas pela turma.
(Os PDs não devem ser utilizados como avaliações ou tarefas de casa.)