AÇÕES ESTRATÉGICAS

  Formação Continuada em Língua Portuguesa e Matemática 

  • Público alvo: Professores Formadores da Rede Municipal de Ensino, Orientadores Pedagógicos e Professores.

 

As ações de formação de Professores Formadores, Orientadores Pedagógicos e Professores escolares do Programa Melhoria da Educação serão implementadas durante dois anos, com oficinas presenciais combinadas a momentos de estudo à distância e coordenadas por um especialista da área específica.

 

As vantagens da formação, na modalidade de estudos à distância, encontram-se na flexibilização do espaço, horário dos educadores, assim como no respeito aos ritmos de aprendizagem e na ampliação de possibilidades para assimilação e amadurecimento de novos conceitos, a articulação com o trabalho em tempo real e o acompanhamento e a avaliação da prática pedagógica.

 

O processo formativo se viabiliza por meio de:

  • disponibilização de horas de leitura, estudo, análise e elaboração de atividades dos Passaportes Didáticos, nos períodos intermediários, a cada formação presencial.

  • acesso a materiais impressos para os vários segmentos envolvidos no programa (formadores, professores, orientadores pedagógicos), especialmente preparados para essa finalidade. Os fascículos formativos (Passaportes Didáticos) atendem às necessidades didáticas do educador, promovendo experiências positivas de ensino-aprendizagem com melhorias na linguagem, clareza, objetividade, seleção de conteúdos teóricos bem estruturados, transposição didáticas e gestão do tempo escolar;

  • acompanhamento e assistência dos educadores por um formador/especialista, preparado para o desenvolvimento da formação continuada em serviço coletiva e individual,

    • em oficinas presenciais, na seguinte formatação: oficinas mensais, estudo, análise de materiais estruturados;

    • em plantões pedagógicos, em sala de aula, e outros espaços escolares devidamente agendados e permitidos pelo professor;

    • em reuniões pedagógicas na escola em que atuam os educadores.

 

 Formação Continuada em Condições e Estruturas 

  • Público alvo: Gestores escolares.

 

Os especialistas em Gestão Escolar do IQE conduzem os momentos de formação com os diretores e coordenadores das unidades escolares visando à unidade da ação educativa. O processo formativo é guiado pelo modelo de investigação apreciativa – metodologia focada na análise positiva dos desafios vivenciados pela escola, ressaltando os potenciais dos atores que já integram a comunidade educativa.

 

A equipe de gestores é conduzida por um caminho de reflexão-ação que desenvolve competências de gestão voltadas à melhoria de resultados em três eixos fundamentais da escola: Gestão dos Tempos e Fluxos, Gestão das Aprendizagens e Gestão da Comunidade Educativa. Essas questões referem-se à concepção de aprendizagem, de ensino, de avaliação, de administração da heterogeneidade dos níveis de aprendizagem, da organização dos contextos de aprendizagem.

 

Dentre outros objetivos, as formações habilitarão os gestores para:

a) ampliar suas referências teórico–conceituais para análise político–educacional;

b) melhor fundamentar suas ações e decisões na elaboração do projeto educativo da escola;

c) apropriar-se de conceitos psicológicos, antropológicos e sociais e mobilizá-los para compreender os processos de aprendizagem;

d) compreender o espaço escolar como ambiente de construções coletivas alicerçadas em práticas reflexivas;

e) reconhecer estratégias para diferentes situações de trabalho coletivo;

f) refletir sobre avaliação no âmbito do currículo e das políticas públicas de avaliação do sistema educacional.

Realização

logo-itapecerica.png

© COPYRIGHT 2020 - INSTITUTO QUALIDADE NO ENSINO
Todos os direitos reservados, proibida venda ou cessão dos materiais a terceiros, que não integrem as escolas do programa. Proibida qualquer alteração de conteúdo nos materiais.

Imagens da homepage: ©Freepik e ©Unsplash

Itau-Social.png
IQE_new-brand_web.png

Parceria técnica