AÇÕES ESTRATÉGICAS

 Sistema de Avaliação Externa dos Estudantes 

A avaliação no Programa Melhoria da Educação desencadeia um processo de análise pedagógica dos resultados junto à Secretaria, gestores, orientadores pedagógicos e professores da Rede Municipal de Ensino, com a finalidade de subsidiá-los no replanejamento das atividades dos anos de 2019 e 2020, e na recuperação da aprendizagem de conteúdos necessários à continuidade dos estudos dos estudantes avaliados.

Por meio da aplicação dos instrumentos de avaliação e da análise dos resultados coletados é possível aferir o que os estudantes sabem e o que não sabem, tendo em vista a matriz de referência curricular da Rede/Programa. Essa matriz, constituída por um conjunto de descritores de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, para cada momento da implementação do Melhoria IQE, norteia a construção dos itens que irão compor os instrumentos de avaliação. Tais descritores expressam os saberes significativos que esperamos terem sido dominados pelos estudantes e que se traduzem por ações e operações mentais realizadas por eles.

Por seu caráter externo, a avaliação no Programa Melhoria da Educação não substitui a avaliação do professor. Espera-se, no entanto, que seja “indutora” de mudanças na prática pedagógica do professor e dos gestores escolares uma vez que tornará possível avaliar semestralmente o alcance das metas de aprendizagem.

Realização

logo-itapecerica.png

© COPYRIGHT 2020 - INSTITUTO QUALIDADE NO ENSINO
Todos os direitos reservados, proibida venda ou cessão dos materiais a terceiros, que não integrem as escolas do programa. Proibida qualquer alteração de conteúdo nos materiais.

Imagens da homepage: ©Freepik e ©Unsplash

Itau-Social.png
IQE_new-brand_web.png

Parceria técnica